A formação de qualidade e a orientação adequada às melhores escolhas acontecem de modo integrado onde os esforços se concentram na formação dos alunos e nos fundamentos de todos os conteúdos programáticos do Ensino Médio, bem como a preparação intensa para o Enem e para os mais concorridos vestibulares do Brasil.

1ª e 2ª séries

Nessa fase, os alunos preparam-se para tomar decisões importantes quanto à escolha de um curso superior e de uma profissão. É o momento de consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e de desenvolver habilidades e competências necessárias à vida pessoal, universitária e profissional.

Apesar de mais independentes, os alunos necessitam, ainda, do acompanhamento de perto dos professores e dos pais. A parceria da família com a escola continua sendo importante nessa fase de consolidação de hábitos e de atitudes. Caso haja necessidade, a coordenadora pedagógica estará à disposição para atender os pais, no que for necessário. Com o aumento do número de disciplinas, os alunos devem aprender a administrar o tempo para obterem bom desempenho acadêmico nas provas e nos simulados, que são realizados durante o bimestre.

3ª série

Esse é o ano em que os alunos estão concluindo a Educação Básica e devem ingressar na Educação Superior. Precisam decidir a profissão que exercerão os desafios que virão.

Por isso, entre outros motivos, os alunos devem focar nos estudos, para alcançarem as metas que desejam para o futuro. Nesse sentido, o acompanhamento dos professores e dos pais quanto a hábitos e atitudes continua sendo imprescindível para a formação integral dos alunos.

Áreas de Conhecimento e Componentes Curriculares:

Linguagens e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Arte e Língua Inglesa

Matemática e suas Tecnologias: Matemática

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia

Itinerário Formativo: Produção de Textos, Literatura, Projeto de Vida, Educação Física, Mais Física, Mais Química, Mais Biologia, Mais Matemática, Mais Geografia, Mais História, Arte I, Arte II, Atualidades, Ciência Integrada, Comunicação em Ação e Matemática em Ação

Calendário 2023

Baixe aqui o Calendário 2024.

Horários de Aula:

das 07h às 12h – 3 vezes na semana
das 13h40min às 18h – 2 vezes na semana

Lista de materiais:

1ª Série a 3ª Série

Café Literário: Com o avanço da tecnologia e a diversidade de atividades oferecidas na rede, a possibilidade dos jovens se afastarem cada vez mais dos livros é maior, empobrecendo assim, o vocabulário das novas gerações.

Objetivo: Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, aprimorar a escrita, proporcionar conhecimento amplo e estimular o raciocínio e a interpretação através de obras literárias.

Teatro Filosófico: Os alunos do Ensino Médio através do conteúdo trabalhado em cada série apresentam um teatro no componente curricular de Filosofia.

Objetivo: Sendo o teatro uma ferramenta muito importante no processo de desenvolvimento humano, ele torna-se um elo fundamental nos processos de ensino-aprendizagem. Uma linguagem que provoca, sensibiliza e emociona.

Profissões: No decorrer do ano os alunos recebem profissionais de diferentes áreas para palestrar sobre os pontos positivos e negativos de sua profissão.

Objetivo: Oferecer orientações e esclarecimentos aos jovens sobre as diversas profissões. Contribuir para que os nossos alunos façam uma escolha mais assertiva, segura, consciente e não estereotipada da sua profissão.

Simulados: A preparação dos nossos alunos para o Enem não para! Os alunos fazem simulados de um jeito simples, dinâmico e totalmente compatível com as novas tendências de aplicação

Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento e aproveitamento dos alunos, preparando-os para provas de vestibulares e ENEM.

Redação: As aulas de redação acontecem semanalmente no contra turno.

Objetivo: Fazer com que o aluno, no momento da produção de texto, compreenda a comunicação através da forma culta da Língua Portuguesa. Para que o aluno fique estimulado com a proposta, é preciso que perceba sentido na escrita.

Olimpíadas: Anualmente, ofertamos aos alunos a participação em olimpíadas organizadas pelo Governo Estadual e Federal (Olimpíada Brasileira de Astronomia-OBA, Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Privadas-OBMEP, Olimpíada Nacional de Ciências-ONC, Olimpíada Brasileira de Química Júnior-OBQJr).

Objetivo: Identificar jovens talentos, despertar interesses nas áreas do conhecimento e contribuir para a melhoria na qualidade de aprendizado.

Feira do Conhecimento: Este projeto busca realizar inúmeras descobertas sobre a temática abordado no ano vigente, estimulando nas crianças a pesquisa científica, que envolverão a participação da família em  atividades, como: relatos, depoimentos, criação de objetos, cancões e etc

Transporte Escolar:

O Colégio Ideal não oferece serviço próprio. A contratação de vans escolares é feita pelas famílias diretamente com os proprietários.

Segue abaixo os contatos:

Evandro:   9 9968-8722

Nelson:     9 9978-5688

Onde comprar?

O Colégio Ideal trabalha em conjunto com malharia parceira, segue abaixo o contato:

Tach Brindes: (65) 3326-2870

Ensino Médio:

1ª e 2ª série – camiseta padrão azul e bermuda/shorts/leg padrão ou bermuda ou calça jeans azul escuro ou preta.

3ª série -camiseta padrão azul ou preta e bermuda/shorts/leg padrão ou bermuda ou calça jeans azul escuro ou preta.

O uniforme é uma forma de identidade visual e segurança do Colégio.

Todos os alunos devem usar o uniforme diariamente no horário de aula e no extraturno.

Uso de tênis para as aulas de Educação Física.

Não é permitido:

calças ou bermudas coloridas, customizadas, rasgadas.

shorts ou bermudas curtos

Horário de

FUNCIONAMENTO

7h às 11h30min